O Programa Idoso Legal foi desenvolvido pelo HOC para prevenir e tratar fraturas na terceira idade. Saiba como isso é possível.
Os ossos são muito resistentes, mas sofrem com o envelhecimento assim como qualquer parte do corpo humano.
Com o passar do tempo, alguns fatores acabam levando a uma perda gradativa da massa óssea. Por conta disso, as fraturas se tornam mais comuns, comprometendo a qualidade de vida dos idosos.
Desenvolvemos, então, o Programa Idoso Legal, que trabalha na prevenção e ação efetiva, com resposta rápida, no tratamento de fraturas.
Mas antes de saber como essa ação funciona, vamos entender porque os ossos têm tendência à fraturas na 3° idade.
A DENSIDADE ÓSSEA E O ENVELHECIMENTO
Os ossos são compostos por minerais como cálcio e proteínas e uma substância chamada hidroxiapatita, que formam o que chamamos de parte inorgânica dos ossos.
Também temos, nessa estrutura, o que chamamos de parte orgânica do osso, que é 90% composta de cartilagem.
Conforme envelhecemos, a tendência é que haja perda de massa óssea, ou seja, os ossos ficam mais frágeis. Além disso, a produção de colágeno pelo corpo humano diminui drasticamente até ser encerrada, o que também afeta os ossos e articulações.
Outros fatores também interferem na diminuição da densidade óssea:
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Má alimentação;
- Histórico familiar de fratura de fêmur;
- Diabetes;
- Osteoporose
- Automedicação, etc.
BRASIL VIVE UMA EPIDEMIA DE FRATURAS EM IDOSOS
As estatísticas, publicadas em matéria do Jornal Folha de São Paulo, indicam que 30% dos idosos irão cair ao menos 1 vez ao ano. Desses, 5% correrão riscos de apresentarem fraturas por fragilidade
óssea, em especial no fêmur, pulsos e vértebras Além disso, as estatísticas do Ministério da Saúde demonstram que idosos que sofreram uma primeira fratura, apresentam tendência a
apresentar outras, se não receberem um tratamento adequado.
PROGRAMA IDOSO LEGAL PREVINE FRATURAS E TRATA OSTEOPOROSE
Diante de números absurdamente altos de fraturas no público idoso, trabalhamos para diagnosticar perdas ósseas significativas, tratá-las e preveni-las, ou então, tratar as fraturas que já existem e fortalecer a estrutura óssea do paciente.
Assim, quando um paciente (mulheres acima de 55 anos e homens acima de 60 anos) chega ao HOC (seja para consulta eletiva, com horário marcado, ou no pronto socorro) apresentando ou não uma fratura, ele será encaminhado para avaliação médica e realizará o exame de densitometria óssea.
Este exame é importante para diagnosticar osteoporose e ajudar a prevenir fraturas. Com isso, poderemos identificar pacientes de risco e trabalhar para o fortalecimento ósseo dos mesmos.
No caso de idosos que já chegam com fraturas, também são encaminhados para a realização do exame. Após avaliação médica, podem ser encaminhados para internação ou cirurgia.
Por fim, realizamos uma avaliação pós-fratura para a prevenção de fraturas secundárias, entre 10 e 16 semanas a partir da ocorrência do problema. Nessa avaliação, um profissional do hospital faz a busca ativa desses pacientes.
Quer saber mais sobre nossas ações para cuidar da saúde na 3° idade?
Entre em contato com nossa equipe.